A visão é um dos principais sentidos responsáveis pelo desenvolvimento psicomotor das crianças, pois gera o interesse dos pequenos pelo mundo ao seu redor. A ausência de estímulo visual pode gerar problemas com altas repercussões, podendo comprometer o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.
A estimulação visual é um procedimento terapêutico em que a criança portadora de baixa visão, através de atividades específicas que atuam na neuroplasticidade, recebe estímulos para favorecer o seu desenvolvimento visual. Isso é muito importante para que a criança desenvolva uma visão funcional, possibilitando assim uma melhor qualidade de vida, melhor rendimento na escola e independência na vida adulta.
A habilidade visual pode ser desenvolvida com um programa sequencial de exigências visuais, e a isto chamamos Estimulação Visual. Se faz necessário é fundamental que o bebê/criança receba informações clara e precisas!
A criança que possui baixa visão não se interessa automaticamente pelo o que está em sua volta, por isso, é necessário estímulos que irão desenvolver suas funções visuais.
Outro exemplo claro que pode atrapalhar a maturação da visão do neonato é o estrabismo.