Dynamic Movement Intervention ou Intervenção por Movimentos Dinâmicos, o DMI Therapy, é uma intervenção abrangente, reflete pesquisas atuais sobre neuroreabilitação. As técnicas terapêuticas usadas pela fisioterapia auxilia no tratamento de crianças com atraso motor e estimula a neuroplasticidade para ajudar o cérebro da criança a fazer conexões novas e aprimoradas e desenvolver seus marcos motores.
DMI é uma intervenção que auxilia a criança com qualquer tipo de atraso motor ou atraso no desenvolvimento a atingir as habilidades motoras essenciais para criar uma base sólida para o desenvolvimento GLOBAL do cérebro.
Como objetivo principal, o DMI vai provocar uma resposta motora ativa especificada da criança em resposta a exercícios dinâmicos definidos prescritos pelo terapeuta. O DMI THERAPY busca oferecer o mínimo de suporte, com manuseios que progridem de proximal para distal e do simétrico para o dissociado, no entanto se houver necessidade de suspensão parcial de peso, o mesmo pode ser utilizado.
Os exercícios envolvem movimentos contra a gravidade, desafiadores , bem como desafios posturais e de força muscular.
Independentemente do nível de cognição e da extensão do déficit ou dano neurológico, todas as crianças afetadas se beneficiam da intervenção motora do DMI, podendo ser usada nos mais diversos diagnósticos de atraso motor, incluindo condições como: Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Atraso Global do Desenvolvimento, Hipotonia, Anomalias Cromossômicas / Distúrbios Genéticos, Lesões da Medula Espinhal ou Lesão Cerebral adquirida podem se beneficiar desta forma de terapia.