O Modelo Denver de Intervenção Precoce (Early Start Denver Model – ESDM) é uma forma de terapia comportamental para crianças com autismo entre 12 e 48 meses de idade. O modelo é baseado nos métodos da Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicado).
O Denver possui como uma de suas características principais a interação entre familiares e terapeutas para utilizarem de brincadeiras e jogos para construir relações positivas. Através dessas brincadeiras e atividades conjuntas, há o incentivo à criança para aprimorar habilidades de linguagem, cognitivas e sociais.
A constituição do modelo, em suma, possui:
- Ênfase no entendimento do aprendizado e desenvolvimento “normais” da criança
- Foco na construção de relações positivas
- O ensino ocorre durante brincadeiras e atividades cotidianas
- Usa brincadeiras e jogos para estimular a interação e comunicação
O Denver pode ser usado em diversos cenários e situações, dentre eles a clínica, casa ou escola. A terapia portanto pode ser feita em grupo ou apenas entre terapeuta e paciente.
Assim como a Terapia ABA, o envolvimento dos parentes, familiares e/ou responsáveis é um processo fundamental para a evolução da criança dentro do Modelo Denver. Assim, os terapeutas não só podem explicar e planejar o modelo que será utilizado para o paciente como também auxiliará para que o tratamento também ocorra dentro de casa.
É importante ressaltar que todos os terapeutas/profissionais devem possuir treinamento específico e certificado de ESDM. Para isso, é necessário:
- Participar de um workshop de treinamento
- Enviar um vídeo utilizando as técnicas ESDM
- Demonstrar que as técnicas aprendidas serão utilizadas corretamente e de forma confiável
Quais são as evidências de que o Modelo Denver de Intervenção Precoce funciona?
Muitos estudos têm demonstrado os inúmeros benefícios do ESDM como uma boa intervenção precoce para crianças autistas a partir de 18 meses de idade. Esses estudos incluíram crianças com uma ampla gama de habilidades de aprendizado.
A maior parte das pesquisas foram feitas a partir de análises do Modelo em trabalhos entre terapeutas e crianças em sessões individuais. Outra parte das pesquisas foi feita em creches, e por fim, os benefícios do Modelo aplicado em casa pelos pais.
Os benefícios incluem habilidades aprimoradas de aprendizado e linguagem, comportamento adaptativo e sintomas reduzidos de autismo. Pesquisas usando exames cerebrais sugerem que o Denver melhora a atividade cerebral associada às habilidades sociais e de comunicação.
Quais questões devo fazer ao buscar tratamento Denver?
É fundamental que a família saiba e confie no estabelecimento que colocará em prática o Modelo, afinal, é fundamental que o ambiente seja acolhedor para a criança e para a família, sendo esta última parte fundamental no progresso da criança. É importante lembrar que a criança deve confiar no terapeuta, afinal tal conexão transforma as terapias não só divertidas como também bem-sucedidas. Sendo assim, o que devo perguntar?
- Quem irá trabalhar com a criança?
- Qual e como será o treinamento que será oferecido aos pais?
- Onde são realizadas as sessões de terapia?
- Como são determinadas as metas do tratamento?
- A equipe é treinada e preparada para praticar o Modelo Denver?
- Os pais/responsáveis podem participar das sessões de terapia?
- As sessões serão individuais ou em grupo?
- Como os profissionais lidam com comportamentos desafiadores?
- Como os profissionais mensuram o progresso da criança?
- Que tipo de progresso devemos esperar?