O PECS é um sistema único de comunicação alternativa / aumentativa desenvolvido nos EUA em 1985 por Andy Bondy, PhD, e Lori Frost, MS, CCC-SLP. O PECS foi implementado pela primeira vez com alunos de pré-escola diagnosticados com autismo no Programa de Autismo de Delaware. Desde então, o PECS foi implementado com sucesso em todo o mundo, com milhares de alunos de todas as idades que têm várias dificuldades cognitivas, físicas e de comunicação.

O protocolo de ensino do PECS é baseado no livro de B.F. Skinner, Comportamento Verbal, e análise de comportamento aplicada do amplo espectro. Estratégias específicas de estímulo e reforço que levarão à comunicação independente são usadas em todo o protocolo. O protocolo também inclui procedimentos sistemáticos de correção de erros para promover a aprendizagem se o erro ocorrer. Dicas verbais não são usados, construindo iniciação imediata e evitando dependência.

O PECS consiste em seis fases e começa ensinando um indivíduo a dar uma única figura de um item ou ação desejada a um “parceiro de comunicação” que imediatamente honre a troca como um pedido. O sistema prossegue ensinando a discriminação de figuras e como juntá-las em frases. Nas fases mais avançadas, os indivíduos são ensinados a usar iniciadores, responder perguntas e comentar.

O principal objetivo do PECS é ensinar comunicação funcional. A pesquisa mostrou que alguns alunos que usam o PECS também desenvolvem a fala. Outros podem fazer a transição para um vocalizador (SGD). O corpo de pesquisa que apóia a eficácia do PECS como uma prática baseada em evidências é substancial e continua a se expandir, com mais de 150 artigos de pesquisa de todo o mundo.

AS SEIS FASES DO PECS®

FASE I

Como comunicar
Os indíviduos aprendem a trocar uma figura por itens ou atividades que realmente desejam.

FASE II

Distância e Persistência
Ainda usando uma única figura, os indivíduos aprendem a generalizar essa nova habilidade, usando-a em lugares diferentes, com pessoas diferentes e percorendo distâncias. Eles também são ensinados a serem comunicadores mais persistentes.

FASE III

Discriminação de Figuras
Os indivíduos aprendem a escolher entre duas ou mais figuras para pedir suas coisas favoritas. Estas são colocados em uma pasta de comunicação PECS – uma pasta com anéis com fitas autoadesivas onde as figuras são armazenadas e facilmente removidas para comunicação.

FASE IV

Estrutura de sentença
Os indivíduos aprendem a construir sentenças simples em uma Tira de senteça destacável usando uma figura “Eu quero”, seguida por uma figura do item que está sendo solicitado.

ATRIBUTOS E EXPANSÃO DA LINGUAGEM

Os indivíduos aprendem a expandir suas frases adicionando adjetivos, verbos e preposições.

FASE V

Solicitação Responsiva
Indivíduos aprendem a usar o PECS para responder perguntas como “O que você quer?”

FASE VI

Comentário
Os indivíduos são ensinadas a comentar em resposta a perguntas como “O que você vê?”, “O que você ouve?” E “O que é isso?” Elas aprendem a compor frases começando com “Eu vejo”, “Eu ouço “,” Eu sinto “,” Isto é “, etc.

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