O Treinamento Locomotor é um método de treinamento com suspensão de peso em esteira, para recuperar a função do andar e outras funções da locomoção a ele relacionadas.
O Treinamento Locomotor é uma estratégia de reabilitação, inicialmente desenvolvida para pacientes adultos e crianças que sofreram de lesão medular , mas já exsitem pesquisas desenvolvidas com pacientes com AVC, Doença de Parkinson , TCE (traumatismo craniano), esclerose múltipla e paralisia cerebral. As pesquisas da área mostram resultados promissores na área da reabilitação da marcha (andar).
No Treinamento Locomotor o paciente pratica intensivamente a troca de passos e a ação de ficar de pé, usando um suporte que sustenta uma parte de seu peso, uma esteira e a assistência manual dos terapeutas para facilitar a movimentação dos membros inferiores (pernas) da maneira que for necessário para cada paciente, individualmente. Os objetivos do treinamento locomotor são: treinar a marcha da maneira o mais próxima possível do movimento funcional normal, de forma relevante e desafiadora; desencorajar movimentos compensatórios e encorajar a recuperação dos
O treinamento é dividido em três partes: trocar passos na esteira, com facilitação manual e suporte do peso, treino de marcha no solo, treino de marcha na comunidade (na rua, em casa, em ambientes variados). O paciente treina com melhor alinhamento, mais controle e com movimentos do corpo o mais próximo possível do jeito de andar natural.