Blog e Eventos

Como saber se está na hora do desfralde?

Blog

Saber identificar os sinais de que seu filho está pronto para o desfralde é muito importante e um grande passo em direção à independência física e cognitiva da criança. Tentar desfraldar uma criança que ainda não está pronta pode fazer com que o processo seja muito longo e cansativo para ambos.

O desfralde dá outra perspectiva ao desenvolvimento infantil. Assim como os outros marcos do desenvolvimento (como fala, andar, etc.)

O que é desfralde?

-É um processo de retirada da fralda para ajudar a criança  a aprender a usar o vaso sanitário ou o penico. 

– É um processo complexo que começa desde a demonstração do desejo das necessidades fisiológicas até a capacidade de fazer a própria higienização, identificar sinais de prontidão e crucial para iniciar o desfralde no momento adequado. 

– Tem que identificar o sinal de prontidão.  

1- Em geral as crianças típicas estão aptos para retirada da fralda entre 2 e 3 anos de idade,

2- Nas crianças atípicas considerar a maturidade, mas também a necessidade de iniciar esse processo.

3- A criança sinaliza de alguma forma a necessidade de usar o banheiro? Usa gestos como forma de comunicação (coloca as mãos na genitália-não apenas para demonstrar a vontade, mas até quando fez; querer arrancar a fralda, se esconde para fazer suas necessidades) ?

4-A fralda amanhece seca ou com pouca urina?

5- Observa e demonstra curiosidade e interesse pela função do vaso sanitário?


Sinais que seu filho está pronto para o desfralde

-Imitação Generalizada (resposta ao comando “faz assim”)
-Concluir tarefas sem muita ajuda;
-Permanecer sentado e saber esperar por algum período de tempo;
-Ser capaz de apontar para o que deseja;
-Entender e responder a instruções e seguir comandos simples (senta, vem, fecha, pega);
-Sinalizar após ter feito o xixi ou cocô;
-Demonstrar desconforto com a fralda suja, tentar retirar a fralda;
-Funcionamento intestinal em horários parecidos;
-Habilidades motoras: Saber puxar as roupas para cima e para baixo; conseguir pegar pequenos objetos, pular com os dois pés (controle de esfíncter ao pular);
-Fluxo e frequência do xixi- no mínimo uma hora (média) ficando de fralda seca entre intervalos.

Desfralde em crianças atipias

Crianças atípicas como aquelas com TEA, síndrome de down, ou outras condições muitas vezes enfrentam desafios sensoriais e motores que podem influenciar significativamente o processo de desfralde, compreender essas questões é crucial para adaptar as estratégias e criar uma experiência positiva para a criança. 

1- Esteja atento aos sinais de prontidão,considerando as formas únicas de expressão da criança atípica.

2- Algumas crianças podem não seguir padrões típicos, então observe atentamente mudanças  em seus comportamentos.

3- As crianças atípicas podem ter necessidades motoras e sensoriais específicas. (mais adaptações -is avaliação da Is mais profunda e dizer as estratégias)

4- Inicie o desfralde de maneira gradual. permitindo que a criança se acostume com as mudanças aos poucos, mas mantenha a rotina de treino como indicado para as crianças típicas (rotinas visuais, livros, antecipação)

5- Introduza ao penico ou o adaptador de vaso sanitário como parte da rotina, mesmo antes do início efetivo do desfralde. 

6- Mantenha um diálogo constante entre pais, cuidadores e profissionais para ajustar estratégias conforme necessário.

7- Algumas crianças atípicas tem restrições alimentares que podem influenciar a dieta e consequententemente o desfralde (nutri e gastro)

8- Integre símbolos visuais que representam e tapa o processo do desfralde. Utilize horários visuais para criar previsibilidade e rotina. Isso pode ajudar no processo do desfralde

O desfralde da criança atípica é gradual, e a paciência, empatia e adaptação são fundamentais para garantir uma experiência positiva  para a criança e família. 

Ficou em dúvida sobre todo esse processo, procure um terapeuta ocupacional que ele te ajudará em toda essa etapa do desenvolvimento.