Blog e Eventos

Mitos e Verdades sobre a Síndrome de Down

Blog

O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

 Apesar de ter uma estimativa que no Brasil ocorra 1 em cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 270 mil pessoas com Síndrome de Down e que no mundo, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos vivos, ainda possuem várias pessoas que possuem dúvidas a respeito da Síndrome de Down. Por isso, preparamos esse post para ajudar a desvendar alguns mitos e trazer algumas verdades da síndrome de down. 

Síndrome de Down tem graus?

A Síndrome de Down não tem graus. 

O que se pode notar é que, apesar das semelhanças entre pessoas com T2, existem diferenças nas características físicas e no desenvolvimento físico e mental que são inerentes a todas as pessoas, além dos estímulos que a pessoa com T21 recebe. 

Além de comprometimento cognitivo, pessoas com Síndrome de Down apresentam algumas características físicas em comum. Porém, elas se parecem mais com seus familiares do que entre si. Cada uma tem um ritmo de desenvolvimento e, como todas as outras pessoas, personalidade própria. 

Síndrome de Down é uma doença?

A Síndrome de Down não é uma doença e não deve ser tratada como tal.

Pessoas com T21 são, na maior parte do tempo saudáveis. Ocasionalmente, como consequência de baixa resistência imunológica,, as crianças com síndromes de Down, principalmente nos primeiros anos de vida, são mais suscetíveis a infecções, principalmente do sistema respiratório e digestivo. Esta propensão vai diminuindo com o crescimento. 

Síndrome de Down tem tratamento/cura?

A Síndrome de Down não é uma lesão ou doença que através de intervenção cirúrgica, porém com a intervenção e tratamento correto o quadro pode se modificar. 

Entretanto, uma pessoa com Síndrome de Down:

– Pode aprender a ler, escrever e estudar

-Pode trabalhar

-Pode praticar atividades físicas e de lazer

-Tem desejos igual aos de todas as outras pessoas. 

Pessoas com Síndrome de Down podem se desenvolver cognitivamente?

A pessoa com T21 é capaz de aprender e de se desenvolver. Para isso, assim como qualquer outro ser humano, é necessário estimular desde a primeira infância para que ela se desenvolva e potencialize as suas capacidades, sempre respeitando o seu ritmo e a sua singularidade. 

Para potencializar o desenvolvimento motor, cognitivo, a autônima e a comunicação de bebês e crianças com síndrome de down utiliza-se a abordagem terapêutica de intervenção precoce através de fisioterapia, terapia ocupacional e acompanhamento fonoaudiológico.