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Mutismo Seletivo X TEA – Qual a diferença?

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Você já ouviu falar de mutismo seletivo?

O mutismo seletivo é um transtorno de ansiedade infantil em que a criança é incapaz de falar em alguns ambientes e com algumas pessoas.

Geralmente, ela pode falar normalmente em casa, por exemplo, ou quando está sozinha com seus pais. Mas não consegue falar em outros ambientes sociais na escola, em público ou em reuniões de família.

Muitas vezes, pode ser confundido com timidez, dificuldade de adaptação a um ambiente ou idioma. E, em alguns casos, pode ser diagnosticado erroneamente como o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Além disso, a prevalência do mutismo varia entre 0,03% e 1% da população e sua ocorrência não se deve a um desconhecimento ou desconforto com o idioma exigido pela situação social e nem com o gênero, porém se manifesta com mais frequência em crianças menores.

Alguns estudos já consideram o mutismo seletivo como um tipo de fobia social, uma vez que causa interferências nas atividades educacionais ou de comunicação social das crianças.

Veja detalhes dos sinais:

-são capazes de se comunicar de forma clara e eficaz em ambientes onde se sintam confortáveis, seguras e calmas;

-não iniciam a fala ou respondem em ambientes sociais;

-lutam para ler em voz alta, falar na frente da classe ou trabalhar em grupos grandes;

-o fato de não falar em certas situações pode interferir nas relações sociais e acadêmicas;

-timidez excessiva;

-isolamento social;

-medo de ficar envergonhado na frente de um grupo;

-acessos de raiva;

-traços compulsivos;

-negatividade.

No entanto, de acordo com o DSM-5, o TEA ocorre quando há:

-Déficits persistentes na comunicação e interação social em diversos contextos;

-Padrões de comportamento, interesse ou atividades restritas e repetitivas, como movimentos motores repetitivos e interesses fixos.

Entretanto, a principal característica do mutismo seletivo, conforme vimos, é a falha persistente em falar em determinadas situações sociais, enquanto em outras não.

Porém, apesar de possuírem algumas diferenças, o mutismo seletivo e o TEA também podem possuir caracteristicas similares, como:

  • Relutância para se comunicar;
  • Medo de mudanças ou de coisas novas e diferentes;
  • Isolamento social;
  • Déficits em habilidades sociais;
  • Perfeccionismo;
  • Diferenças em contato visual e em postura corporal;
  • Dificuldades com questões abertas.

Assim, devido a essa possibilidade de confusão, o ideal é que, no momento de diagnóstico tanto do mutismo seletivo quanto do TEA, seja envolvida uma equipe com diversos profissionais diferentes que trabalhem de forma integrada, além de ser avaliado, de forma minuciosa, o histórico de desenvolvimento desta criança, seu comportamento e suas experiências, assim como a situação atual da criança.