Blog e Eventos

Quais os sinais de autismo em bebês menores de 01 ano?

Blog

Você sabia que já dá para perceber alguns sinais de autismo em bebês mesmo que pequenos?
De acordo com a melhor e mais atual evidência científica de vários estudos científicos e a sociedade americana de pediatria, em alguns casos, os sinais de autismo vêm aparecendo desde o primeiro trimestre de desenvolvimento, mesmo em caso de autismo regressivo.
Estes sinais nem sempre são tão claros, pois muitas pessoas os desconhece no desenvolvimento.

O primeiro grande sinal de alerta é a perda de qualquer marco do desenvolvimento motor, neurocognitivo ou social. A perda desses marcos significa investigação e intervenção imediata.
O segundo sinal importante é uma redução da reciprocidade socioafetiva, que pode aparecer como diminuição do contato visual, diminuição do sorriso social, de gestos, de comunicação verbal ( no sentido de balbucios) ou não verbais. Ou seja, é um bebê que interage pouco, que é mais sério, que é menos afetuoso. Nesses casos, a criança também precisa de ser observada e acompanhada.
O terceiro grande sinal é quando o bebê apresenta problemas de sono e/ou autorregulação persistentes. (Mas, atenção, quando o bebê tem um transtorno severo de sono, tais como dificuldade para dormir ou para se manter no sono.) Um bebê que se irrita por causa de tudo ou que não percebe os estímulos do ambiente (ex.: uma porta que bate, o cachorro que chega e ele não percebe). Nesses casos, o bebê também precisa ser investigado e acompanhado.
Lembrando que autismo é sempre sobre um conjunto de sinais e não uma coisa isolada. E, sempre que os pais se preocupam com o desenvolvimento do seu filho, ele precisa ser acompanhado.