DIR Floortime

O DIR Floortime é um modelo que baseia a sua intervenção no desenvolvimento funcional das crianças e suas diferenças individuais e de relacionamento. Tem como foco, a formação no repertório para as competências intelectuais, emocionais e sociais de um indivíduo. Portanto, o DIR/Floortime foi desenvolvido para ajudar crianças que apresentam alguma alteração no desenvolvimento da socialização, como o caso de crianças com Autismo. A ideia principal desse modelo é ajudar as crianças a usarem suas capacidades considerando sempre a etapa do desenvolvimento em que se encontram e como elas processam as informações que recebem do entorno, focado em formar alicerce para as competências emocionais, sociais e intelectuais, em vez de só olhar para as habilidades isoladas
A sua nomenclatura pode ser dividida em dois seguimentos:
• DIR – (Developmental, Individual Difference, Relationship-based Model) “Desenvolvimento funcional emocional”; “Diferenças Individuais” e “Relacionamento”;
• Floortime – tradução livre de “tempo no chão”. Sendo esta a forma como a intervenção é conduzida pelos terapeutas ou pais, sempre sentados no chão.
Esse modelo está caracterizado como uma prática emergente, que precisa de mais pesquisas e estudos para ter resultados baseados em evidências.