GMFM

O Gross Motor Function Measure (GMFM), nada mais é que a Medida da Função Motora Grossa. É um instrumento desenvolvido há mais de 30 anos por pesquisadores canadenses e utilizado em todo o mundo para uso tanto na clínica quanto em pesquisa. Desde a sua criação evoluiu por meio de técnicas avançadas e em resposta a técnicas de testagens mais eficientes.
Desenvolvida para avaliar mudanças na função motora ao longo do tempo ou com intervenção terapêutica, é uma ferramenta quantitativa utilizada para avaliar crianças com paralisia cerebral e Síndrome de Down. Além de medir algumas mudanças longitudinais, a GMFM auxilia também na definição de objetivos terapêuticos e proporciona informações sobre os progressos das crianças em reabilitação.
O GMFM trata-se um instrumento padrão ouro e pode ser usado em crianças e adolescentes com paralisia cerebral, além de ser validado e confiável também para avaliação de crianças com síndromes de down, seguindo um manual específico.O GMFM possui uma versão inicial de 88 itens divididos em cinco dimensões: dimensão A (deitar e rolar), dimensão B (sentar), dimensão C (engatinhar e ajoelhar), dimensão D (de pé) e dimensão E (andar, correr e pular). É um instrumento padronizado, em que a pontuação de cada item segue uma escala ordinal de 4 pontos (0 a 3) e, quanto maior a pontuação, melhor a capacidade motora grossa da criança/do adolescente.