Bandagem Terapêutica Funcional

A bandagem terapêutica funcional, também conhecida como Kinesio Taping ou Taping Neuromuscular é uma técnica que utiliza faixas para oferecer estabilidade, melhorar a percepção corporal, e promover a ativação ou inibição dos músculos. A principal característica desta técnica é a aplicação precisa de bandagens elásticas funcionais, que não causam atrito ou pressão desnecessária e não interferem nos movimentos dos membros.
Estas bandagens são faixas feitas de material elástico, que permitem o fluxo sanguíneo e não limita o movimento podendo ser aplicada em qualquer parte do corpo.A bandagem é aplicada sobre a pele, proporcionando uma leve pressão. O efeito esperado é a alteração da atividade muscular, melhorando a qualidade dos movimentos e favorecendo as funções dos segmentos do corpo.
Apesar de possuir diversas funções e ser uma técnica utilizada em diversas áreas da saúde, como o seu uso mais comum em atletas, a bandagem elástica terapêutica é um grande recurso na prevenção e tratamento de diversos distúrbios do sistema locomotor. Na neurologia, oferece suporte e melhora a função neuromuscular nos seguintes casos:
• Melhora da Propriocepção;
• Redução da Dor;
• Melhoria da Função Muscular;
• Suporte e Estabilização;
• Estimulação Sensorial;
• Melhora da Circulação:
Na neurologia, as indicações mais comuns são em pacientes com acidente vascular cerebral; esclerose múltipla; paralisia cerebral; doenças neurodegenerativas e diversos outros diagnósticos. A eficácia da bandagem funcional depende da correta aplicação, que deve ser feita por um profissional especializado. A técnica de aplicação varia conforme o objetivo terapêutico, a condição do paciente e a área do corpo a ser tratada. Pode ser utilizado por fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, em pacientes bebês, crianças, adolescentes e adultos.