MEDEK (CME)

MEDEK, ou Cuevas Medek Exercises (CME), é um método terapêutico utilizado na Fisioterapia, composto por mais de 600 exercícios dinâmicos e desafiadores contra a gravidade. No CME, o fisioterapeuta utiliza um suporte para expor a criança à influência natural da gravidade, além de trabalhar o alongamento muscular. O objetivo principal é estimular o potencial de recuperação natural em crianças com dificuldades motoras, promovendo o surgimento de respostas automáticas, pré-programadas para ocorrer, mesmo em cérebros imaturos. Em outras palavras, o MEDEK visa estimular essas respostas automáticas do cérebro, independentemente da motivação e do empenho do paciente.
A escolha dos exercícios é realizada pelo fisioterapeuta após uma avaliação criteriosa, sempre buscando aproveitar ao máximo o potencial de reação da criança.
Este método pode ser aplicado em crianças com uma variedade de diagnósticos, como paralisia cerebral, síndrome de Down, e outras síndromes que afetam o desenvolvimento motor. O CME é indicado a partir do terceiro mês de vida e pode ser utilizado até que a criança desenvolva capacidades motoras como controle cervical, equilíbrio e caminhar de forma independente.
Os materiais utilizados no tratamento com CME são variados e incluem caixas, tábuas, cubos de madeira, além de bolas, canos, discos e tecidos antiderrapantes.