PECS

O PECS, Picture Exchange Communication System, é um sistema de comunicação por meio da troca de figuras, fundamentado nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada.
Esse sistema pode ser utilizado em diferentes condições que envolvem dificuldades de comunicação, como Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Autismo, entre outras. O PECS ensina o indivíduo a se comunicar de maneira funcional, especialmente nas seguintes situações:
-
Quando a forma de comunicação utilizada não é facilmente compreendida por pessoas desconhecidas;
-
Quando o indivíduo não inicia a comunicação de forma espontânea;
-
Ou ainda, para ampliar o comprimento das frases e enriquecer o vocabulário.
O PECS é considerado um sistema de comunicação tanto aumentativo (para complementar a fala) quanto alternativo (quando a fala não se desenvolveu ou sofreu alterações ao longo do desenvolvimento).
O uso e a implementação desse sistema de comunicação são complementares ao desenvolvimento da fala oral, e seu emprego não significa que o estímulo à fala será interrompido. Para aplicar o PECS em pacientes, é necessário realizar um curso e treinamento específicos.
O PECS é composto por seis fases e começa ensinando o indivíduo a entregar uma figura única de um item ou ação desejada a um “parceiro de comunicação”, que imediatamente reconhece a troca como um pedido. O sistema avança ensinando a discriminação de figuras e a formação de frases. Nas fases mais avançadas, os indivíduos aprendem a usar iniciadores de comunicação, responder perguntas e fazer comentários.
O objetivo principal do PECS é ensinar a comunicação funcional.