Treinamento Locomotor

Treinamento Locomotor é uma abordagem terapêutica que visa melhorar a marcha, o desenvolvimento motor e cognitivo dos pacientes. Uma das principais estratégias utilizadas neste treinamento é o uso de esteira associado ao suporte parcial de peso, permitindo um treino de marcha com alinhamento adequado e maior eficiência. O objetivo é aprimorar a qualidade da troca de passos, mobilidade articular, fortalecer a musculatura e aumentar a resistência física.
Essa modalidade de treino é indicada tanto para crianças quanto para adultos. Pode ser aplicada em casos onde o paciente consegue realizar os passos de forma ativa, bem como em situações que requerem assistência dos terapeutas. Esse auxílio é essencial para garantir a cinemática correta da marcha e o alinhamento biomecânico adequado. O Treinamento Locomotor é eficaz independente do diagnóstico do paciente, contudo, quanto mais precoce a intervenção, melhores tendem a ser os resultados.
Treinamento Locomotor em Crianças: Nas crianças, o Treinamento Locomotor é fundamentado em evidências científicas e visa à aquisição ou aprimoramento da capacidade de andar. O processo inclui preparação, estimulação e treino direcionado, sempre respeitando a individualidade, a intensidade do treino e a participação da família. Realizamos um Treinamento Locomotor específico, que envolve atividades no solo e na esteira com suspensão parcial de peso (utilizando guincho e coletes), considerando o contexto da criança, as fases da marcha e o alinhamento biomecânico, além das facilitações e adaptações necessárias. Antes do início do tratamento, é realizada uma avaliação detalhada que estabelece os objetivos e orienta as condutas terapêuticas, integrando de forma lúdica o fortalecimento muscular.
Treinamento Locomotor em Adultos: Para adultos, o Treinamento Locomotor também é uma prática baseada em evidências científicas, com o principal objetivo de promover maior independência e participação social, visando recuperar ou melhorar a função da marcha. Utilizamos equipamentos que proporcionam um ambiente seguro, permitindo ao paciente praticar a marcha de maneira específica, sem riscos para si ou para a equipe de tratamento. O processo inclui atividades preparatórias com exercícios de mobilidade ativa e assistida, seguidos de exercícios focados nas fases específicas da marcha. O treinamento na esteira, com uso de suspensão parcial de peso e auxílio manual dos terapeutas, garante o suporte adequado ao paciente durante todo o processo.
Além dos benefícios para a marcha, o Treinamento Locomotor também promove melhorias sistêmicas no organismo, como o melhor funcionamento dos sistemas gastrointestinal e geniturinário, além de contribuir para o aumento geral do bem-estar e da qualidade de vida do paciente.