O conceito Bobath foi criado e desenvolvido no início dos anos 1940 pelo Dr. Karel Bobath (Psiquiatra-Neurofisiologista) e Berta Busse Bobath (Fisioteapeuta).

O Conceito Bobath

“O Conceito de Tratamento Neuroevolutivo-Bobath oferece uma abordagem interdisciplinar de solução de problemas para a avaliação e tratamento. Propõe o gerenciamento do individuo com limitação para participar totalmente do cotidiano, devido a danos motores, (incluindo tônus muscular e padrões de movimento) funções sensoriais, perceptivas e cognitivas, resultantes dos distúrbios do SNC – Sistema Nervoso Central”. (Mayston, EBTA 2004).

“Trata-se de um modelo de prática holística e interdisciplinar, apoiada em pesquisas atualizada que enfatiza o manuseio terapeutico baseado na análise do movimento, para habilitar e reabilitar indivíduos com fisiopatologias neurológicas.

A base para o exame, avaliação e intervenção, provém do conhecimento extenso do desenvolvimento tipico e atípico, assim como a análise detalhada do controle postural, movimento e participação do individuo em seu meio ambiente , familiar e social. O manuseio direto durante a avaliação e intervenção, consiste a dinamica recíproca de interação entre o cliente e o terapeuta, para a ativação adequada do sistema sensório- motor, desempenho da atividade e aquisição das habilidades, para que o cliente alcance a participaçãp plena em atividades relevantes nas diferentes etapas de sua vida.” (NDTA 2017)

Os Bobaths descreveram o tratamento e sua aplicação como: ”Não é um método, mas sim um conceito de vida…. uma forma de lidar com esse tipo de problema”.

Em um artigo mais recente, os Bobaths declararam: “Desde que começamos nosso tratamento em 1943, temos aprendido constantemente, e a experiência tem nos ensinado a mudar o enfoque e a ênfase em certos aspectos do tratamento”. Aqueles que abraçam a filosofia Bobath hoje estão continuando no crescimento do “conceito de vida”. (Bly, L., 1991, Pediatric Physical Therapy).

O Conceito Neuroevolutivo/ Bobath, desenvolvido por Mrs. Berta e Dr. Karel Bobath, é praticado no mundo todo desde 1950 e vem, desde então, evoluindo e se aprimorando, como os estudos desenvolvidos em crianças jovens e bebês, por Miss Mary Quinton, fisioterapeuta e Dra. E. Köng, Neuropediatra, de Berna, Suiça.

Compartilhar